Food intolerance - Special formulas

(Children with food intolerance or any other disease that prevent digestion/food absorption, need special formulas to survive and these formulas are imported and very expensive. The Pregomin was withdrawn from the Brazilian market overnight (from the world market too according to the manufacture), without notice, putting children at risk! These children are hostages of their own illness and their own personal circumstances and do not deserve to be treated as "lab rats" having to be submitted to hospitalization, sudden change to other formulas, tests, pain and stress, all at once just because one company decided not to produce the medicine that most of them take for many years.)

quarta-feira, 9 de março de 2011

O problema da Soja na Alimentação Infantil

Como já falamos anteriormente, a retirada do Pregomin de soja do Mercado tem encontrado suporte nas recomendações recentes das Sociedades Médicas internacionais, que não recomendam a utilização de formulações à base de soja na infância, especialmente em função do alto conteúdo de fitoestrógenos (isoflavonas).

A soja, substituindo o leite na amamentação das crianças com alergia ao leite de vaca, é consumido em larga escala e estaria implicando no aumento do desenvolvimento sexual prematuro em meninas e no retardamento do desenvolvimento sexual em meninos, podendo ainda ser uma possível causa de  TDAH (transtorno no déficit de atenção e hiperatividade).

Existem artigos que mencionam  que os fitoestrógenos na soja interferem na função endócrina e podem causar infertilidade, câncer de mama; que a soja aumenta o crescimento de cabelo em homens de meia idade, indicando níveis reduzidos de testosterona; que o consumo da soja pode causar hipotireoidismo, câncer da tireóide e até que o Tofu era consumido por monges budistas para reduzir a libido. 

Cheguei a ler que bebês alimentados com leite de soja têm 13.000 a 22.000 vezes mais compostos de estrógeno no sangue do que nenês que recebem leite em pó comum e que o bebê alimentado exclusivamente com mamadeira de soja, recebe diariamente o estrógeno equivalente a, pelo menos, cinco pílulas anticoncepcionais por dia.   Fato é que a puberdade tem chegado mais cedo, principalmente para as meninas, que tem apresentado desenvolvimento dos seios e pêlo púbico mais cedo, às vezes até antes dos oito anos de idade - o que tem alarmado a comunidade médica.

Ainda assim, não podemos concordar com a retirada definitiva do Pregomin do mercado quando este tem sido a garantia de vida para algumas pessoas que não têm nenhuma outra opção de alimento (proteina) - estamos falando de crianças  e pessoas que não têm opção alguma:  é soja ou soja. 

Além disso,  se a soja fosse ruim,   tudo o que é de soja seria retirado do mercado, inclusive Aptamil Soja (da própria Danone), Nan Soy,  Ades e o próprio  Alergomed que é novo e está sendo produzido por uma empresa que se "originou" da Danone, de funcionários que sairam da Danone (COMIDAMED, na Alemanha).    

Existem muitos remédios controlados  mas necessários para garantir uma vida  digna e evitar o sofrimento de pessoas enfermas - a própria morfina  e as drogas quimioterápicas são um bom exemplo,  fazem mal a saúde mas também matam o cancer -  precisamos avaliar o risco-benefício para cada criança/paciente.

Desta forma, continuo insistindo que a retirada do Pregomin do Mercado está favorecendo  uma seleção.... ceifando a vida de crianças doentes e que não irão sobreviver sem a soja... algo semelhante já foi relatado na história:  algo que começou com  a esterelização de " doentes  incuráveis", epiléticos, cegos hereditários, pessoas com má formação, maníacos depressivos e depois passou ao extermínio.  

4 comentários:

  1. querida, seu blog é muito informativo! Por mais que eu leio sobre alergia, nunca tinha ouvido falar isso sobre a soja!
    e também não sabia que a comidaMed é empresa formada por ex-funcionários da danone!

    e como eles justificam a retirada do pregomin e a permanência das outras fórmulas de soja?

    ResponderExcluir
  2. Daline,

    Segundo a Danone, estão seguindo a orientação das Sociedades Médicas Internacionais com relação ao uso da soja na alimentação infantil por causa dos hormônios... as razões estão expostas no outro artigo que postei sobre a retirada do Pregomin (veja Pregomin X Pregomin Pepti), no qual também faço algumas críticas à situação.


    A soja faz mal às crianças? Pode fazer, como também faz a Coca-Cola, o Açúcar, o uso indiscriminado de adoçantes... a quimioterapia e a morfina... mas usamos todos eles quando não temos outra opção, certo? O que importa é preservar a vida e a dignidade dos enfermos da melhor forma que podemos... Por isso precisamos do Pregomin!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou muito assustada, pois, depois que comecei a dar o Pregomim Pepti para meu filhinho , ele começou a vomitar muito, e fica extremamente irritado...e o que vamos fazer se dependemos deste leite que o governo fornece?

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho sindrome do intestino irritável e devido a essa sindrome tenho intolerância ao leite de vaca, quando consumia o leite de vaca e seus derivados me sentia muito mal; diarréia, boca seca, colicas, estufamento do abdômem, e ao detectar a doença o médico através da sintomática ele diagnosticou a SII. tratei com o digedrat 200mg e um medicamento manipulado de ranitidina e amitriplina, e obtive um resultado muito favorável a minha saúde, e o mais importante e não consumir lactose bovina, e passei a fazer uso do leite de soja ou extrato de soja, e me sentir muito bem, contudo ao ler algumas matérias críticas ao uso da soja, irei utilizar de forma cautelosa pois verifiquei que o seu uso em excesso pode comprometer a tireóide, cancer de mama, prostata e entre outros malefícios a saúde humana. E é possível viver de forma saudável sem fazer uso desses leites animal e vegetal.

    ResponderExcluir