Food intolerance - Special formulas

(Children with food intolerance or any other disease that prevent digestion/food absorption, need special formulas to survive and these formulas are imported and very expensive. The Pregomin was withdrawn from the Brazilian market overnight (from the world market too according to the manufacture), without notice, putting children at risk! These children are hostages of their own illness and their own personal circumstances and do not deserve to be treated as "lab rats" having to be submitted to hospitalization, sudden change to other formulas, tests, pain and stress, all at once just because one company decided not to produce the medicine that most of them take for many years.)

quarta-feira, 9 de março de 2011

Intestino Curto Funcional - Breves Considerações

Mais uma vez gostaria de relembrar que não sou médica e que, tudo o que escrevo é baseado no que estudo e na experiência em ter um filho alérgico, sempre com o propósito de evitar que outras crianças não sofram as consequências de um diagnóstico tardio como o meu filho, que foi submetido ao leite de vaca durante todo o primeiro ano de sua vida, apesar de ter ficado internado aos cuidados da equipe de dois dos melhores hospitais do Rio de Janeiro.

Com a retirada do Pregomin do Mercado pela empresa Danone, com um estoque limitado de leite e todos os problemas para alimentar meu filho - não só alergicos mas também para se alimentar e digerir os alimentos - a saída mais viável será voltar ao Neocate para garantir o consumo do  seu VET calórico (V.E.T. = valor energético total - gasto calórico diário correspondente  à energia gasta pelo organismo em 24 horas)  e  arcar com as consequencias da involução de uma dieta semi-elementar para uma dieta totalmente elementar, inclusive a temida atrofia do aparelho digestório.

Todas nós sabemos que o uso prolongado das fórmulas elementares e semi-elementares causam uma atrofia do aparelho digestório, que cai uma espécie de desuso - algo semelhante ao que ocorre quando o ser humano sofre com inanição - o aparelho digestivo atrofia-se durante a inanição, enzimas deixam de ser produzidas e não tem condições de digerir imediatamente uma dieta normal, sendo necessário uma  readaptação para se restabelecer a ingestão de alimentos  em suas quantidades normais.

A readaptação requer um lapso considerável, que depende do tempo que o organismo esteve privado de alimentos e de quão gravemente foi afetado .


No caso da inanição, a readatptação deve começar com líquidos (sumos, leite, caldo e sopas leves)  para as pessoas que podem ingerir alimentos pela boca e somente depois de alguns dias de ingestão líquida,  começar-se  com uma dieta sólida mas inicialmente com alimentos moles, sempre em pequenas quantidades e intervalos frequentes (para evitar a diarreia), aumentando gradualmente a quantidade calórica e a complexidade dos alimentos. Algumas pessoas, no início,  precisam até ser alimentadas através de uma sonda nasogástrica ou vir a precisar de alimentação endovenosa se persistirem a má absorção e a diarreia.

No caso do uso prolongado de dietas elementares, vivenciamos o que chamam de "intestino curto funcional" - não é o caso do intestino curto propriamente dito, com tamanho menor, mas o caso de um intestino imaturo, atrofiado,  que sofre com o desuso.  A adaptação desse aparelho digestório aos alimentos é muito lenta - diarréia, constipação, assaduras, gases, distensão abdominal, irritabilidade, não são necessariamente intolerancia ao alimento mas dificuldade de digerí-lo, uma etapa na adaptação que precisamos vencer, por isso precisamos fazer com muita cautela e  bem devagar.

O que fazer? O que observar?
  • Devemos inserir os alimentos bem devagar, bem cozidos e processados no início.  
  • Começar com quantidades bem pequenas diariamente e observar as reações.   
  • Atenção para as fezes, c mo disse um sábio gastroenterologista "As fezes ficam muito feias antes de começarem a ficar bonitas".
  • Qualquer infecção pode causar muito dano, especialmente uma gastroenterite - neste caso,  paramos tudo e a readaptação começa do zero novamente. 
  • Observar as reações logo que iniciar um novo alimento, lembrando que reação alérgica (IGE) ocorrerá nas primeiras 3 horas.  Passou de 4 horas não é alergia.
  • A intolerância pode não ser só a qualidade, mas a quantidade - a criança pode ficar bem comendo uma quantidade X de um alimento mas se aumentar para X+1 fazer uma reação.   Até exercicio físico pode estimular a reação alérgica e o bronco espasmo, então precisamos ter atenção
  • A ordem para a inclusão dos alimentos vai depender das opções de cada criança. 
  • Quem tiver a possibilidade de optar por alimentação orgânica é bom pois os agrotóxicos também podem contribuir para as reações alérgicas.  Caso contrário, procurem dispensar a água da cocção dos legumes pois leva com ela a maior parte do agrotóxico.
    O que estou fazendo na prática, com orientação médica:
    1. Começamos com maçã bem cozida (até desmanchar) - bem pouquinho, aumentando a quantidade aos poucos - por 7 dias no mínimo.   Vemos claramente que o organismo vai se acostumando a digerir o alimento aos poucos e que as fezes, bem feias no início, mudam com o tempo em consistencia, cor, cheiro, etc.
    2. Seguimos com banana  e pera, acrescentando um por semana, sem deixar de usar os alimentos iniciais.
    3. Agora estamos fazendo uma espécie de "leite de frango" - usando Korin (frango orgânico e sem antibióticos) - Estou cozinhando 200 g de Korin em 1 litro de água por mais de 1 hora,  bato no liquidificador e completo com água até voltar a 1 litro e deixo cozinhar mais um pouco - divido em mamadeiras de 200 ml  para o uso de no máximo 2 ou 3 dias. 
    4. Neste caldo de frango, tenho opção de, no futuro, acrescentar cenoura, batata, creme de arroz, e outros alimentos desde que a adaptação continue progredindo.

    7 comentários:

    1. Ain amiga, eu nunca tinha ouvido falar sobre isso! que perigo!
      após quanto tempo sem digerir, o intestino atrofia?
      meu filho ficou 40 dias exclusivo no neocate e estamos fazendo a reintrodução com batata bem amassadinha, e ele tem ficado bem agitado a noite, com cólicas... um sufoco não considerar isso como reação!
      depois de um tempo comendo, o intestino volta ao normal?

      ResponderExcluir
    2. Daline,

      Segundo o gastro do meu filho, cada vez que ele sofrer alguma gastrointerite ou qualquer infecção que afete, mesmo que pelo uso de remédios, o aparelho digestivo, voltaremos a estaca zero e começaremos a readaptação toda de novo...

      Sabemos que o uso prolongado de hidrolisados, não só o Neocate mas também o Pregomin, o aparelho digestivo não trabalha como deve, não se exercita, não produz o que tem que produzir para fazer a digestão dos alimentos... um órgão "preguiçoso" pelo mau uso... por isso, quando as crianças PODEM, temos que investir nos outros alimentos...

      ResponderExcluir
    3. Consuelo

      Nossa filha de 3 anos toma neocate quase exclusivamente há 1 ano, e estamos preocupados com o efeito colateral disso, tanto físico quanto psicológico.
      Gostaríamos de ajuda especializada para desmamá-la do neocate, mais especializada ainda do que o gastro que cuida dela. Você poderia nos passar o contato do nutrólogo Dr. Hélio Rocha, citado em outro post seu.
      Muito obrigada!

      Carlos e Claudia. Pais da Marina

      ResponderExcluir
    4. Carlos e Claudia,

      O Dr. Helio Rocha atende somente no ambulatório do IPPMG, no Fundão. A readaptação alimentar do meu Arthur é acompanhada de perto não só pelo Dr. Helio Rocha mas também pelo Dr. Junqueira (gastro) e pelo pediatra dele, Dr. Grant Carvalho, que tb trabalham no IPPMG mas tem consultório particular. Se precisar de mais alguma informação, pode me telefonear (21) 78253635. Boa sorte com a Mariana.

      ResponderExcluir
    5. Minha bebê nasceu prematura e nos dois primeiros meses tomou o leite NAN. Por causa do choro constante da bebê o médico acabou receitando o similac sensitive. Após um mês meio tomando o leite a minha bebê começou a não querer mamar a quantidade que outrora mamava, reduzindo assim consideravelmente a quantidade de leite ingerido diariamente. Há alguns dias minha bebê fez uma cintilografia gástrica e nela pode-se constatar o esvaziamento gástrico lento, e por este motivo o médico recomendou o leite neocate. Depois que li sua matéria fiquei me perguntando se minha bebê realmente tem alergia ou intolerância ou se esta dificuldade em absorver o leite adveio justamente da administração destes leites (fórmulas elementares)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Este comentário foi removido pelo autor.

        Excluir
      2. Branquinho Advocacia, tenho essa mesma duvida sua. Sei que se passaram alguns anos da sua postagem, mais por favor poderia nos dizer como foi com sua filha.

        Excluir