Food intolerance - Special formulas

(Children with food intolerance or any other disease that prevent digestion/food absorption, need special formulas to survive and these formulas are imported and very expensive. The Pregomin was withdrawn from the Brazilian market overnight (from the world market too according to the manufacture), without notice, putting children at risk! These children are hostages of their own illness and their own personal circumstances and do not deserve to be treated as "lab rats" having to be submitted to hospitalization, sudden change to other formulas, tests, pain and stress, all at once just because one company decided not to produce the medicine that most of them take for many years.)

quinta-feira, 9 de maio de 2013

O MAL DOS ADITIVOS PARA OS ALERGICOS e OS MEDICAMENTOS CHEIOS DE CORANTES!

Aditivos alimentares são aquelas substâncias que são adicionadas aos alimentos e remédios para que ele se torne mais agradável ao nosso olhar de consumidor.

Qual consumidor gostaria de tomar um suco de morango de cor amarela?   E o macarrão, não fica mais bonito e divertido, pelo menos para das crianças,om a profusão de cores que vemos na prateleira do supermercado?  E as  bebidas? -
Valorizar mais a aparência do que o conteúdo: esse é o grande mal!!!!   
Mas estas não são os únicas substâncias adicionadas a alimentos e remédios. Os conservantes também são aditivos e têm um papel importante: manter a comida livre de contaminações. Assim, ela poderá ser guardada por mais tempo antes de ser descartada. 

Os conservantes entram em diversas formulações da indústria alimentícia e de medicamentos -  como o sorbato de potássio (sal da vitamina C) - afinal, para nossa sociedade consumista e massificada, quanto mais tempo um remédio puder ser guardado no armário, "melhor" para o consumidor!

Ocorre que, alguns conservantes  (como os sulfitos bastante utilizados em bebidas como o vinho), podem deixar alguns alérgicos em apuros, com crises de falta de ar, corpo empelotado, etc.
Outro grupo de aditivos são os edulcorantes (adoçantes: aspartame, sacarina, ciclamato e sorbitol), substâncias que tornam o alimento, ou remédio, mais palatável, mais doce - o que nem sempre é benéfico à saúde.
 
Mas, dentre todos os aditivos, os corantes são os mais problemáticos em razão dos efeitos colaterais que podem causar, principalmente de origem alérgica. 

A tartrazina (corante que confere cor amarelada) muito usada nos salgadinhos artificiais para evitar a real impressão de estarmos comendo um isopor com largas doses de sal é muito perigosa para os alérgicos.  Ressalta-se que nem sempre a tartrazina é reconhecida tão facilmente pois em preparações pouco ácidas, ela se torna avermelhada e  junto com corantes azuis, adquire nuances de verde. Ela pode estar cifrada em um rótulo industrializado sob o código INS 102 do sistema de numeração da Organização Mundial de Saúde.
 
As reações alérgicas típicas aos aditivos são: o inchaço no rosto (edema), placas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de muita coceira (urticária) e até reações mais extremas como falta de ar pelo comprometimento das vias respiratórias (edema de glote)bronquite ou asma, queda de pressão e até desfalecimento por anafilaxia grave (choque anafilático)

Acreditando que a exigência do consumidor está ligada à aparência do produto e ao seu gosto - e não necessariamente ao produto mais saudável - a indústria procura todas as maneiras de conquistar sua preferência.  

Infelizmente, está ficando praticamente impossível para os alérgicos viver  neste mundo impregnado de aditivos artificiais - até o soro mais recomendado pelos pediatras por não ter conservante - o  Pedyalite 45 - não está mais sendo encontrado no sabor coco que não tem corante. Recentemente entrei em contato com a fabricante, a empresa Abbott questionando pela falta do produto no mercado sendo informada, POR ESCRITO, que o Pedialyte 45 mudou sua apresentação me fornecendo uma tabela com sabores super coloridos!!!

Fui procurar um produto similar.  Quais são  as opções para os ALÉRGICOS?   

NENHUMA!
  • Pedialyte do Laboratório Abbott: sabores maçã, cereja, guaraná, uva, tutti-frutti e natural - o Natural só existe 90, que tem o dobro da concentração de sal e não está sendo facilmente encontrado nas farmácias pois muita gente não consegue beber..
  • Floralyte do Laboratório Merck: laranja, guaraná, tutti-frutti e abacaxi - que, segundo os pediatras, não é tão bom quanto o Pedialyte pois tem conservantes e, por isso mesmo, dura mais e não precisa ser colocado na geladeira.

  • Rehidrat (tem que diluir em água): maçã, laranja, groselha e natural
  •  Hidrafix (tem que diluir em água): laranja, limão, uva e framboesa
 

PARA QUE TANTA COR????
Volto a dizer, a cerne do problema é o consumidor que parece valorizar mais a aparência do que o conteúdo, procurar um medicamento com menos aditivos possíveis.  Não seria muito mais fácil tomar o remédio de aparência feia e gosto ruim com um suco gostoso de frutas fresquinhas para disfarçar o sabor???

 

2 comentários:

  1. Muito legal seu blog. Veja essa reportagem sobre alergia e intolerância alimentar: http://viverembrasilia.com.br/alergia-e-intolerancia-alimentar/

    ResponderExcluir