Food intolerance - Special formulas

(Children with food intolerance or any other disease that prevent digestion/food absorption, need special formulas to survive and these formulas are imported and very expensive. The Pregomin was withdrawn from the Brazilian market overnight (from the world market too according to the manufacture), without notice, putting children at risk! These children are hostages of their own illness and their own personal circumstances and do not deserve to be treated as "lab rats" having to be submitted to hospitalization, sudden change to other formulas, tests, pain and stress, all at once just because one company decided not to produce the medicine that most of them take for many years.)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Água de Coco: Nossa opção para boicotar o colorido e com sabor artificial


Seu filho está vomitando ou com diarréia?  Precisa hidratar com urgência para não ter que ser hospitalizado?  
 
Aposto que o pediatra vai mandar comprar soro na farmácia mas, infelizmente, é praticamente impossível encontrar um soro sabor neutro e sem corante!    



Mas, se seu filho está doente, você ainda vai acrescentar na dieta dele um monte de corante artificial, edulcorantes e sabor artificial?

A criança precisa repor zinco e eletrólitos (sódio, potássio, cloro e outros minerais) perdidos durante a diarreia e vômito, mas não precisa de tomar nenhum dos outros aditivos, principalmente alergênicos  como os corantes!


Atualmente é praticamente impossível encontrar soro sabor neutro e sem corante!  Quais as opções no mercado?

  • Pedialyte do Laboratório Abbott: sabores maçã, cereja, guaraná, uva, tutti-fruttie natural - o Natural só existe 90, que tem o dobro da concentração de sal e não está sendo facilmente encontrado nas farmácias pois muita gente não consegue beber..
  • Floralyte do Laboratório Merck: laranja, guaraná, tutti-frutti e abacaxi - que, segundo os pediatras, não é tão bom quanto o Pedialyte pois tem conservantes e, por isso mesmo, dura mais e não precisa ser colocado na geladeira.

  • Rehidrat (tem que diluir em água): maçã, laranja, groselha e natural
  •  Hidrafix (tem que diluir em água): laranja, limão, uva e framboesa
  Obviamente os laboratórios não recomendam a água de coco e ainda fazem uma ressalva:  "É importante ressaltar que água de coco, bebidas esportivas e outras bebidas não contêm os eletrólitos próprios que as crianças perdem durante os quadros de diarreia e vômito."

Recentemente participamos da campanha "Põe no Rótulo" exigindo que todos os aditivos sejam relacionados no rótulo para evitar problemas para as pessoas alérgicas... no caso do soro infantil, precisamos não só de "Põe no Rótulo" mas "Retire da Fórmula" - retire dos remédios todos os aditivos alimentares  (substâncias que são adicionadas aos alimentos e remédios para que ele se torne mais agradável ao nosso olhar de consumidor),  tudo o que é supérfluo e não necessário, colocado somente para embelezamento!


Mas por ter um filho alérgico e não estar encontrando soro sem corante,  venho utilizando água de coco em substituição ao soro com sucesso.

Busquei o perfil bioquímico da água de coco e, respeitadas as diferenças quantitativas em razão das diferentes espécies de coqueiros e também a  variação em razão da fase de maturação do coco, sabemos que encontramos na água de coco: sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, proteína, glicose, frutose e sacarose.   Pode até não ser tão completo quanto o soro, mas é o que um alérgico pode tomar!


Infelizmente o consumidor de  hoje em dia prefere ser enganado - qual consumidor gostaria de tomar um suco de morango de cor amarela?   Só fica bonito se tiver cheio de corante!  E por acreditar que a exigência do consumidor está ligada à aparência do produto e ao seu gosto - e não necessariamente ao produto mais saudável - a indústria procura todas as maneiras de conquistar sua preferência.  - Valorizar mais a aparência do que o conteúdo: esse é o grande mal!!!!   


 
Não seria muito mais fácil tomar o remédio de aparência feia e gosto ruim com um suco gostoso de frutas fresquinhas para disfarçar o sabor???


PERGUNTO NOVAMENTE: PARA QUE TANTA COR????

Volto a dizer, precisamos mudar os hábitos alimentares de uma sociedade -  a cerne do problema é o consumidor que parece valorizar mais a aparência do que o conteúdo, procurar um medicamento com menos aditivos possíveis.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário