Food intolerance - Special formulas

(Children with food intolerance or any other disease that prevent digestion/food absorption, need special formulas to survive and these formulas are imported and very expensive. The Pregomin was withdrawn from the Brazilian market overnight (from the world market too according to the manufacture), without notice, putting children at risk! These children are hostages of their own illness and their own personal circumstances and do not deserve to be treated as "lab rats" having to be submitted to hospitalization, sudden change to other formulas, tests, pain and stress, all at once just because one company decided not to produce the medicine that most of them take for many years.)

sábado, 30 de outubro de 2010

Comunicado Eficiente de Laboratório - Um Exemplo a ser seguido

A retirada recente da fórmula Pregomin do mercado sem qualquer aviso aos doentes que dependem da fórmula para sobreviver originou uma série de reclamações, inclusive a criação deste blog.

A empresa Danone alega que a comunidade médica havia sido avisada entretanto, todos os médicos que eu conheço foram unânimes em afirmar que não sabiam de nada.  

Um  aviso de tamanha importância, para  alcançar todos os médicos deveria ter sido feito através do CRM e não pela simples visita a um ou dois médicos que recebem laboratoristas em seu consultório.  Vale ressaltar que a maioria dos usuários da fórmula eram cadastrados junto ao fornecedor através do Programa Sabor de Viver

Um bom exemplo de COMUNICADO com grande repercução, visando alcançar um público anônimo e que deve servir de exemplo foi publicado no Jornal O GLOBO no dia 25 de outubro de 2010  - Caderno O Pais - fls. 04 - pelo laboratório GlaxoSmithKline notificando os pacientes diabéticos sobre a retirada de certos medicamentos que tiveram seus registros cancelados pela Anvisa.    

Imagino que tal Comunicado, publicado em grande destaque  na folha tenha sido publicado em vários jornais de grande circulação para alcançar o maior número de pessoas.



Obviamente, a simples publicação não resolve os problemas dos pacientes que dependem deste remédio mas, com certeza,  a notificação diminiu os danos aos pacientes que têm chance de buscar ajuda médica e se preparar para a mudança.

2 comentários:

  1. Escutei hoje uma nota na BandNews falando a respeito da alteração na fórmula do PREGOMIN e possíveis efeitos colaterais da nova fórmula. O que está acontecendo? O que posso fazer para ajudar? Minha filha foi e ainda consome o Pregomin - ela tem 5 anos e o Pregomin a salvou. Um grande beijo. Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, junte-se a nós no cadastro e no grupo de discussão de pais de crianças que dependem de fórmulas especiais - o cadastro está disponível aqui no blog.

    ResponderExcluir